O hábito da leitura está presente na vida de 56% da população brasileira, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro (IPL). Para ser considerado um leitor, a metodologia do estudo considerou o indivíduo que leu, ao menos, um livro a cada três meses.
Outro estudo, uma pesquisa inédita sobre os hábitos culturais dos moradores de 12 metrópoles brasileiras, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, apontou a cidade de Salvador como a que mais lê. Assim, a capital da música foi considerada, também, como a capital da leitura, ficando quatro pontos acima da média das cidades avaliadas.
Ler traz diversos benefícios, como o estímulo à atividade cerebral e à criatividade, incitação ao senso crítico e redução do estresse, além de ser uma ótima fonte de conhecimento.
Por que as pessoas leem?
Conforme a 4ª pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, entre as principais motivações que impulsionam os leitores brasileiros estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).
*Com informações da Agência Educa Mais Brasil